As cervejas do estilo India Pale Ale, ou simplesmente IPA, agradam entusiastas da bebida em todo o mundo.
O que era difícil de imagina há dez anos, hoje é realidade: o estilo, em muitos estabelecimentos especializados em cerveja, é um dos mais consumidos.
Versátil pelas variações presentes no estilo, as IPA estão em constante renovação e diariamente vemos uma receita nova dentro do estilo.
Um dos principais responsáveis por este sucesso é o Lúpulo, responsável não somente pelo amargor, mas também pelo aroma da cerveja.
Abaixo vamos descrever um pouco sobre a história deste estilo e suas características.
História
Embora seja comum a história que o estilo IPA tenha sido criado em 1760 por George Hogdson como alternativa para a que as cervejas resistissem às longas viagens da Inglaterra até a Índia, esta versão é questionada por pesquisadores.
Esta tese era reforçada pelas propriedades bacteriostáticas do lúpulo, que adicionado em maiores quantidades, poderiam assim prolongar a validade da cerveja.
Alguns pesquisadores, como Garrett Oliver, em The Oxford Companion To Beer, apontam a comercialização de outros de estilos de cerveja para Índia, como Pale Ale e Porter, já em 1711 sem problemas de contaminação.
O conhecimento sobre cervejas mais lupuladas e seus efeitos na qualidade destas já eram conhecidos.
Porém, não podemos diminuir o papel de George Hodgson na história do estilo, pois sua cervejaria, a Bow Brewery, foi responsável por impulsionar a exportação de cervejas para o mercado indiano.

Caminho para a Índia
Papel do lúpulo
O lúpulo é um dos grandes responsáveis pelo amargor e aroma das cervejas, principalmente nos estilos India Pale Ale, no quais ele é o destaque da bebida.
Existem diversas variedades de lúpulos, algumas são utilizadas para trazer amargor às cervejas, outras são destinadas para o aroma.
Ambas variedades são utilizadas em conjunto na produção da cerveja, aumentando assim a complexidade sensorial da bebida.

Lúpulo
Estilos
Seguindo a divisão da última atualização do guia de estilos da Brewers Associations, temos seis estilos identificados como India Pale Ale, que iremos detalhar separadamente em outros artigos.
- English-Style India Pale Ale;
- Session India Pale Ale;
- American-Style India Pale Ale;
- Juicy or Hazy India Pale Ale;
- American-Style Imperial or Double India Pale Ale;
- Juicy or Hazy Imperial or Double India Pale Ale.

Juicy IPA da Trilha Cervejaria, de São Paulo (SP) (Fonte: Trilha)
Vocabulário
Alguns termos são comuns no universo das India Pale Ale, abaixo vamos listar alguns que você provavelmente ouvirá associado a uma IPA.
- Dry hopping (adição de lúpulo na fermentação);
- Duplo Dry hopping (duas adições de lúpulo na fermentação);
- Single hop (utilização de apenas um tipo de lúpulo na cerveja).
Como estas técnicas não são exclusivas para o estilo, outras cervejas podem receber estas técnicas.

Dry hopping de lúpulo em flor
IPA em casa
Passamos muitas informações e dados neste artigo, mas acredite, fazer IPA em casa é fácil. O estilo é muito comum entre cervejeiros caseiros, que acabam se aventurando em novas adições de lúpulos e maltes.
Preparamos um kit para produção de uma American IPA, nele estão disponíveis todos os ingredientes necessário para fazer o estilo.
Caso queira se aventurar por outras IPAs, inclusive single hops, deixamos em nosso e-book de receitas as instruções para produzir as seguintes IPAs:
- Session IPA;
- American IPA single hop de Amarillo;
- American IPA single hop de Cascade.

Adição de lúpulo durante a fervura do mosto cervejeiro