Técnica muito difundida entre cervejeiros caseiros, o BIAB, que significa Brew in a Bag, possui grande praticidade.
Assim como o sistema BrewHome, o BIAB é um método single vessel de produção de cerveja, pois a fase quente da produção de cerveja (mosturação e fervura) acontece em uma única panela.
O método não é tão antigo, e surgiu aproximadamente em 2006 a partir de discussões em fóruns cervejeiros sobre processos mais fáceis para produzir cerveja em casa.
O que preciso?
- Fogão;
- Panela;
- Bag.
Vantagens
Como a base de malte não entra em contato com a água cervejeira, que dará origem ao mosto, não é preciso realizar a filtração do mosto.
- Tempo para produção da cerveja;
- Menos equipamentos – apenas uma panela para mosturação e fervura;
Eficiência
Muitos cervejeiros que produzem com BIAB conseguem eficiência igual ou até maior em comparação com o método tradicional.
Para melhorar a eficiência do processo, muitos cervejeiros realizam a moagem mais fina dos grãos, além da lavagem dos grãos no final da mosturação para maior extração de açúcares.
Como aumentar:
- Moer mais os grão
- Fazer uma lavagem
Atenção: No método convencional, com três panelas, a moagem mais fina dos grão pode entupir a panela e prejudicar a filtragem.
BrewHome BIAB
Pensando em aumentar a participação de novas pessoas na produção de cerveja caseira, a BrewBeer desenvolveu a BrewHome 5 BIAB.
A máquina une a produção de cerveja pelo método BIAB com a tecnologia BrewHome de produção de cerveja.
Com o sistema, é possível realizar a produção de cerveja sem necessidade de fogão e com controle exato de temperatura.